UM DIA DAS MÃES DIFERENTE DIANTE DE UM NOVO MUNDO QUE SE APROXIMA
- JOSE JUSCELINO FERREIRA DE MEDEIROS
- 10 de mai. de 2020
- 3 min de leitura

Hoje era pra ser um dia diferente dos demais dias do ano pois em todo o mundo se comemora o dia das mães, onde a pauta do dia seria levar nossas mães para um almoço naquele restaurante de sua preferência, reunir a família para nos confraternizarmos e celebramos VOCÊ MÃE que é expressão da vontade de DEUS.
Porém, sabemos que os tempos de pandemia tem imposto inúmeras restrições a vida em sociedade, com o isolamento que nos impede de abraçar alguém que ame; de cumprimentar as pessoas com um aperto de mão ou com um apenas um beijo. Atitudes que parecem simples, mas que quando não praticadas nos faz grande falta. Lembre-se que com um aperto de mão que celebrou a paz durante muitos momentos difíceis da humanidade; se expressou respeito, etc., isso de deu com a celebração do acordo que pós fim a segunda guerra mundial; com um tratado de paz entre Judeus e Palestinos na faixa de gaza e em tantos outros conflitos.
Contudo, veja que nos dias de hoje ficamos impedidos da prática desses atos que representam inúmeros sentidos, mas, acima de tudo sentimentos fraternais. Nesses dias, têm surgido inúmeros “pensadores” com as mais variadas teorias do que estamos a passar, cada um com suas “certezas”. Não me arrisco a querer sustentar essa ou aquela teoria, mas de uma coisa EU SEI: ESSA PANDEMIA VAI ACABAR E O MUNDO NÃO SERÁ MAIS O MESMO, e os impactos na vida das pessoas serão inevitáveis:
– O distanciamento social tende aos poucos se tornar uma realidade com a individualização cada vez maior dos seres humanos, que antes da pandemia muitos já se isolavam no seu mundo privado de suas casas e, ignoravam a realidade dos outros que padecem nas ruas;
– Quanto as ocupações de ordem profissional que antes da pandemia tinha a maioria esmagadora dos postos de trabalho presenciais, isso, tende a se inverter passando para o trabalho a distância, chamados: “teletrabalho” e “home offices”, o que poderá a princípio ser bom, porém, os impactos são incomensuráveis, pois, além de desemprego em massa exigirá cada vez mais dos profissionais que temos;
– O sistema de educação especialmente no ensino médio e fundamental que ainda é presencial, passará a ser em grande parte EAD (ensino a distância)., o que levará a eliminação de postos de trabalho em massa;
Até nos serviços de saúde passará a ser realizados a distância em grande número.
Observe que praticamente todas essas iniciativas estão ocorrendo durante a pandemia, mesmo de forma excepcional, contudo, nada mais é do que um laboratório de testes para implantação em curto prazo.
Com isso, não sou pessimista nem quero ser profeta do caos, mas as condições postas nos levam a enxergar que os novos tempos a iniciar quando sairmos da pandemia não serão fáceis.
YUVAL NOAH HARARI no livro 21 lições para o século 21 faz a seguinte Pergunta: "Então para onde caminhamos? Essa pergunta é especialmente incômoda, porque o liberalismo está perdendo credibilidade justo quando as revoluções gêmeas na tecnologia da informação e na biotecnologia enfrentam os maiores desafios com que nossa espécie já se deparou. A fusão das duas áreas pode em breve expulsar bilhões de seres humanos do mercado de trabalho e solapar a liberdade e a igualdade. Algorítimos de Big Data poderiam criar ditaduras digitais nas quais todo o poder se concentra nas mãos de uma minúscula elite enquanto a maior parte das pessoas sofre não em virtude de exploração, mas de algo muito pior: irrelevância."
Com isso, nesse dia das mães felicite a sua e reflita sobre as palavras acima, e tão logo for possível abrace afetuosamente, para que o MUNDO VIRTUAL NÃO SUBSTITUA O FORMAL.
Pense nisso!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
São Paulo, 10 de maio de 2020
JOSE JUSCELINO FERREIRA DE MEDEIROS – Possui graduação em Ciências Jurídicas e Sociais – DIREITO (Universidade Guarulhos – UnG). Especialista em Processo Penal (UNI/FMU). Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental (EPD/SP). Mestrando/Doutorando em Ciências Jurídicas pela Universidade Autónoma de Lisboa-Pt. Advogado Trabalhista e Previdenciário. Sócio de Medeiros & Batista Sociedade de Advogados. Assessor Jurídico da Nova Central Sindical dos Trabalhadores de São Paulo – NCST/SP. Ex-membro da Comissão de Direito Sindical da OAB/SP. Técnico de Segurança do Trabalho. Palestrante, conferencista Internacional e Consultor em Direito do Trabalho, Sindical e Segurança e Saúde laboral
Comments